Club de
Foz do Iguaçu
Cataratas

RC de Foz do Iguaçu - Cataratas realiza doação de chocolates para a Páscoa da Escola Alternativa Gente Especial

Hoje, 16/04, os companheiros Edevandro Feil e Paulo Cesar do Rotary Club de Foz do Iguaçu – Cataratas estiveram visitando a Escola Alternativa para deixar a contribuição do nosso clube para a Páscoa dos alunos daquela escola muito especial. Foram recepcionados pela sua Diretora, Sra. Amábilis Filippi e pelas Coordenadoras Sra. Claudete Dalbosco e Sra. Dagmar Rocha que lhes apresentaram toda a estrutura e os serviços que são oferecidos aos alunos. Queremos agradecer em especial ao Professor Ricardo Moura que proporcionou, com sua visita ao nosso clube, a possibilidade de conhecer a Escola Alternativa e podermos colaborar de uma forma singela, mas sincera, com a Páscoa dos seus alunos e familiares. O Rotary Club de Foz do Iguaçu – Cataratas deseja a todos, alunos, professores e coordenação da Escola Alternativa uma Páscoa mais doce e abençoada.

Postado em 16 de Abril de 2019

RC de Foz do Iguaçu - Cataratas parabeniza e premia nossas companheiras rotarianas pelo Dia Internacional da Mulher

O Rotary Club de Foz do Iguaçu - Cataratas, em sua 24a. Reunião Ordinária, realizada no dia 08/03/2019, parabenizou e premiou as companheiras do clube pelo Dia Internacional da Mulher. "O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp). No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher. Parabenizamos todas as mulheres, companheiras rotarianas, nossas mães, esposas e filhas por este dia e que a cada vez mais, mais conquistas sejam alcançadas.

Postado em 08 de Março de 2019

RC de Foz do Iguaçu - Cataratas parabeniza pelos 114 anos do Rotary Internacional

A família rotária de Foz do Iguaçu está em festa. O Rotary Internacional completa 114 anos de fundação na data de hoje. A mais antiga organização internacional de clubes de serviços foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris se reuniu com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago/EUA e criou o Rotary. O objetivo inicial do clube de auxílio mútuo foi rapidamente acrescido e suplantado pelo "Ideal de Servir", passando a aproveitar as habilidades e recursos dos associados para prestar serviços à comunidade. No Brasil, o primeiro Rotary Club foi fundado em 1922, no Rio de Janeiro. Em poucos anos a instituição se espalhou pelo planeta e hoje está presente em mais de 217 países e regiões, num total de 1,2 milhão de rotarianos, distribuídos em mais de 35 mil clubes. Hoje o Rotary é a única ONG que tem assento permanente na Assembleia da ONU. Boa parte das ações realizadas pela organização são financiadas por meio de contribuições feitas à Fundação Rotária, viabilizando os projetos humanitários e educacionais desenvolvidos nas comunidades, através de subsídios e outros programas. Nesta linha, o empreendimento mais ambicioso do Rotary Internacional é o Programa Pólio Plus (EndPolioNow), que iniciou em 1985, com o objetivo de erradicação da poliomielite no planeta e já investiu mais de 1,3 bilhão de dólares para proteger mais de 2 bilhões de crianças em todo o mundo. Em Foz do Iguaçu há 7 clubes de Rotary e todos dedicam-se às mais variadas atividades de prestação de serviços tanto em nível local como mundial, com projetos de combate à fome, proteção ao meio ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre o combate à várias doenças, tais como varíola, sarampo, poliomielite e AIDS. Tendo a Ética e o Companheirismo como fundamentos principais, o Rotary proporciona oportunidades ímpares de prestar serviços e promover a paz. Amizades são feitas, vínculos são criados, trabalhos pelas nossas comunidades e vivenciamos experiências incríveis que não poderiam ser encontradas em nenhum outro lugar. Os rotarianos se reúnem para conversar, trocar ideias e se divertir, mas, acima de tudo, se unem com um objetivo principal: servir a humanidade. "Esforços individuais podem atender necessidades individuais, mas esforços conjuntos visam servir a humanidade. O poder dos esforços conjuntos é ilimitado". Paul Harris.

Postado em 23 de Fevereiro de 2019

RC de Foz do Iguaçu - Cataratas promove alestra sobre Serviços Profissionais.

Palestra sobre Serviços Profissionais. O conceito de Serviços Profissionais tem por base o segundo Objetivo do Rotary Club, que pede aos rotarianos para estimularem e fomentarem: A difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional; O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil; e A valorização da profissão de todos os rotarianos como oportunidade de servir à sociedade. O Objetivo “Serviços Profissionais” é o veículo pelo qual o Rotary promove e apoia a aplicação do ideal de servir em todas as profissões, lembrando que 'prestar serviços' não é  fazer quermesses, bingos ou campanhas. Com este intuito e a convite da companheira Wanda Isabel Camargo, no dia 30 de novembro recebemos na 17ª Reunião Ordinária do RCFI – Cataratas a professora Denize Reis Cardoso para proferir palestra sobre suas práticas pedagógicas que envolvem trabalho social e voluntário atrelados aos estudos em sala de aula. A professora Denize entende que, através de suas aulas de Português, Redação e Literatura, é importante envolver seus alunos com a comunidade em que vivem, mostrando princípios cívicos e proporcionando a esses alunos conhecer os problemas dessa sociedade e as possibilidades de como ajudar a comunidade, tornando-a um lugar melhor e mais igualitário! O Rotary Club de Foz do Iguaçu – Cataratas gostaria de parabenizar a professora Denize Reis Cardoso pela excelente palestra proferida. Realmente foi muito inspiradora. Mostrou-nos que podemos fazer muito mais do que pensamos. Agradecemos, também a companheira Wanda por nos ter proporcionado esta palestra.

Postado em 07 de Dezembro de 2018

RC de Foz do Iguaçu - Cataratas comemora o Dia do Diretor de Escola

O Dia do Diretor de Escola, ou simplesmente Dia do Diretor, é comemorado em 12 de novembro. Esta data celebra o profissional responsável em gerir e administrar as decisões da escola, colaborando para construir um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores dos colégios. O Rotary Club de Foz do Iguaçu - Cataratas parabeniza à todos os Diretores de Escola de nossa cidade e em especial a nossa querida companheira Maria Justina da Silva, diretora da escola Josinete Holler por esta data. desejando que pessoas tão especiais como vocês estejam sempre prontas para fortalecer o aprendizado e a cultura, ultrapassando barreiras e vivendo novas experiências. Parabéns pelo seu dia!

Postado em 12 de Novembro de 2018

RC de Foz do Iguaçu - Cataratas comemora o Dia do Hoteleiro

Hoje, dia 9 de novembro é comemorado o Dia do Hoteleiro. O Rotary Club de Foz do Iguaçu – Cataratas parabeniza toda a classe de trabalhadores que tem a função de proporcionar uma boa qualidade de serviços para os hóspedes nos hotéis, agindo com muita hospitalidade e profissionalismo. Origem do Dia do Hoteleiro O Dia do Hoteleiro foi escolhido em 9 de novembro porque neste dia, em 1936, se realizou o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no Rio de Janeiro. Projeto Dia do Hoteleiro – Rotary Club de Foz do Iguaçu - Cataratas O Projeto Dia do Hoteleiro do Rotary Club de Foz do Iguaçu – Cataratas teve seu início no ano de 2002, numa parceria que desde o início envolve, além do Rotary Club, mais duas entidades: a ABIH, que é a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira - Regional Oeste e a Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. Essa parceria, ao longo do tempo, pode contemplar mais de 4.000 (quatro mil) alunos em mais de 40 (quarenta) hotéis daqui de Foz do Iguaçu. Este projeto é motivo de muito orgulho para o Rotary Cataratas, visto que tem como objetivo principal mostrar às crianças um mercado de trabalho muito importante para a nossa cidade e também o local de trabalho de muitos dos pais destas crianças. É através deste projeto e das pessoas comprometidas em fazer dar certo, que é possível oportunizar a estes alunos conhecer o funcionamento de um hotel, desde sua copa, lavandeira, cozinha, serviço de camareira, recepção, enfim toda a estrutura para o atendimento aos hóspedes. Este projeto tem para os alunos, como ponto alto, a participação de um café da manhã e em atividades recreativas propiciadas pelos hotéis, como se hóspedes fossem. Este ano este projeto será realizado nos dias 13, 14, 19, 20, 21 deste mês, em 4 hotéis da cidade. Acreditamos muito nesta parceria para ampliarmos este projeto com a esperança de nos próximos anos termos o interesse de mais hotéis da cidade e com isso atendermos um número maior de escolas e beneficiarmos cada vez mais crianças nesta atividade.

Postado em 09 de Novembro de 2018

RC de Foz do Iguaçu - Cataratas no Dia Mundial de Combate à Pólio

No dia 24 de outubro é celebrado, anualmente, o Dia Mundial de Combate à Pólio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1988 a poliomielite, também conhecida como pólio e paralisia infantil, era endêmica em 125 países, contra apenas três em 2018: Nigéria, Paquistão e Afeganistão. “Erradicar a pólio será uma das maiores conquistas da história da humanidade”, destacou a entidade, por meio de sua conta na rede social Twitter, no dia de hoje. O Rotary International é um dos principais parceiros na campanha, chamada End Polio Now, e todos os clubes foram convidados a realizar eventos de conscientização para a prevenção, através da vacinação, bem como para captar recursos para que as vacinas continuem sendo produzidas, estudos sendo feitos, análises em andamento, e para fazer com que as vacinas cheguem a todas as crianças. A captação de recursos é uma oportunidade de aproveitar o desafio da Fundação Bill e Melinda Gates: cada dólar que o Rotary arrecadar para erradicação da pólio, a Fundação Gates doará mais dois. Em Foz do Iguaçu a família Rotária, com o intuito de conscientização para a prevenção, solicitou que seus associados utilizassem, em seus locais de trabalho, a camiseta alusiva à campanha.

Postado em 24 de Outubro de 2018

Ver todos

Reconhecimentos do Programa Lacre Solidário

O Colégio Vicentino São José recebeu na data de hoje (25/04/2019) através da família rotária iguaçuense o reconhecimento pela excelente contribuição social em benefício ao Programa Lacre Solidário. A instituição através dos alunos e familiares arrecadaram mais de 100 kilos de lacres de alumínio, que serão revertidos em cadeiras de rodas e banho para a comunidade. Seja a Inspiração através de programas solidários.

Em 25/04/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Últimos ingressos à venda para palestra “Diagnóstico e prevenção do câncer”

 O Diretor de Relações Públicas do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), Wilson Riedlinger, ministra uma palestra hoje à noite (25) com o tema “Diagnóstico e prevenção do câncer”, em Marechal Cândido Rondon. O evento é uma promoção do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Guarani, e terá início às 19h30, no auditório Ecos da Liberdade.  O Coro Canta Horizonte, com regência do maestro Gerson Daniel Giese e preparação vocal de Michele Coelho e Djonatan Ledur, abre a programação, que segue com a divulgação do projeto Tricotando pela Vida, iniciativa que já distribuiu mais de mil peças de inverno nas três edições realizadas. Na sequência, será dado início a palestra.  Conforme os organizadores, a expectativa é que um grande público prestigie a palestra, que terá parte dos lucros revertidos ao Hospital Uopeccan. “Colocamos à venda 1.300 ingressos para um auditório que tem capacidade de receber 1.400 pessoas, a procura foi tão grande que restam poucos ingressos, os quais poderão ser comprados até na hora do evento”, menciona o diretor de Projetos do Rotary Guarani, Márcio Rejala.  Os ingressos estão à venda ao valor de R$ 10, e podem ser adquiridos com os companheiros do clube ou nos pontos de vendas até às 18 horas: Adapar, Escritório Contábil Rondon, La Feme, Loja Silva, Marcelo Uniformes, Ótica Da Visão, Raport Comunicação Visual e Sandra’s Confecções. Também é solicitada a doação voluntária de uma caixa de leite para auxiliar a Casa de Apoio da Uopeccan.  Além de levar conhecimento sobre os variados tipos de câncer, cuidados e prevenção da doença, o evento também será um momento de conhecer a Uopeccan, os tratamentos oferecidos, os serviços prestados, bem como o caminho para ser atendido no hospital. “Muita gente ainda desconhece que existe a Uopeccan, que o hospital atende pelo SUS e a variedade de serviços oferecida, então essa é uma oportunidade de nós, como rotarianos, junto com a comunidade fazermos conhecermos mais sobre o hospital, bem como fazer algo pelo próximo”, afirma a diretora de Projetos do Rotary Guarani, Justina Fátima Thomaz Metzner (Tina).

Em 25/04/2019 por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Guarani

Parceria de Projetos

O atual diretor-geral do Instituto Federal do Paraná, Sr. Alcione Benacchio, participou pela primeira vez da reunião ordinário do Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago que aconteceu no dia 23 de abril de 2019 na Casa da Amizade a convite do companheiro Cláudio Gilardi Britos. O IFPR é entidade governamental parceira em projetos com o Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago para devolver e atender as necessidades da comunidade local. Seja a Inspiração através de parcerias.

Em 25/04/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Participação do Rotary - Sexta-Feira Santa

O clube realizou na sexta-feira dia 19 de abril, em parceria com a APAE de Barracão o enfeite e colaboração para a realização da Via Sacra na Sexta-Feira Santa. 

Em 25/04/2019 por Rotary Club de Barracão

EMPRESÁRIA DA SODIÊ DOCES, E FUTURA COMPANHEIRA, SE INTEGRA NA CAMPANHA DO LACRE SOLIDÁRIO

No dia 24 de abril, estivem na empresa Sodiê Doces, da empresária jacira, onde o presidente Marcos A. Lobregat e o comp. da Imagem Pública Emerson D. Garcia, levaram os materiais da Campanha do Lacre Solidário, onde a empresária Jacira, fará a coleta dos mesmos pra ajudar no andamento da campanha. Em simpatia à nossa ação rotária em prol da conscientização e do meio ambiente, a empresária se solidarizou com nossa ação e se entusiasmou em aceitar o convite do comp. Emerson em fazer parte do nosso quadro associativo.

Em 24/04/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Costa Oeste

POSSE DO COMPANHEIRO DIEGO LUIZ NUNES FERRARI COMO 1º SECRETÁRIO NO CONSEG-SUL

No dia 24 de abril de 2019, nosso companheiro Diego Luiz Nunes Ferrari, foi eleito como primeiro secretário no CONSEG-SUL, Conselho de Segurança Região Sul, de Foz do Iguaçu. Parabéns ao nosso companheiro que com certeza contribuirá muito na gestão da segurança em nossa região sul, acompanhado com dos princípios rotários.

Em 24/04/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Costa Oeste

Reuniões Sextas-Feiras | 12:15
CASA DA AMIZADE - AV. BRASIL,1956